Menu
QUAL É O RISCO DE SUICÍDIO NO TRANSTORNO BIPOLAR?

A conseqüência mais grave do transtorno bipolar é o suicídio, e estima-se que cerca de 30% dos portadores de transtorno bipolar tentam o suicídio ao longo de suas vidas.

Conhecemos alguns fatores de risco para o suicídio em portadores de transtorno bipolar: tentativas anteriores, abuso de álcool e de outras drogas, agressividade, impulsividade, antecedentes familiares de suicídio, polaridade e gravidade do episódio (episódios depressivos graves e episódios mistos), presença de sintomas psicóticos (delírios e alucinações).  

Embora tenhamos dificuldade em abordar a ideação suicida, é importante perguntarmos ativamente. Frequentemente os portadores a relatam espontaneamente, mas muitas vezes essa manifestação é desconsiderada, por se pensar que “quem avisa não faz”, ou por acreditarmos que se trata de “chamar a atenção”. Jamais devemos desconsiderar qualquer manifestação! Portadores que demonstram sofrimento, desesperança, violência, desespero, sensação de viver à margem da vida, sem laços sociais e familiares, sem planos para o futuro devem ser observados cuidadosamente.  Diante da suspeita do risco de suicídio, comunique o médico e a equipe envolvida no tratamento.

 

 


Tags: , , ,


Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo