Falamos bastante sobre os benefícios dos esportes para a saúde mental. E também a saúde mental é fundamental para o bom desempenho físico e esportivo. Recentemente acompanhamos casos de atletas de alto desempenho que abandonaram competições por questões relacionadas à saúde mental, como Naomi Osaka e Simone Biles, e também o desabafo de Paola Egonu.
Alta expectativa, cobrança, baixa tolerabilidade em relação a possíveis erros, exposição em redes sociais tem impacto emocional importante…além disso, atletas de alto desempenho em geral iniciam seus treinamentos durante a infância e adolescência, e pela rotina de treinamentos, cotidiano regrado, competições, são muitas vezes privados de aspectos dessas fases da vida e mesmo do contato com amigos, pares afetivos, familiares. E não apenas os atletas passam por isso, os treinadores também, sobre quem recai uma grande responsabilidade sobre o desempenho dos atletas e/ou das equipes.
Conhece alguém, atleta ou treinador, que possa estar sentindo esgotamento, ansiedade, depressão? É importante falar abertamente sobre isso, permitir que expressem seus sentimentos, sem cobrança, sem comparações, e estimular que busquem a ajuda de profissionais de saúde mental. Nossos campeões também precisam de cuidados!
Tags: atleta, depressão, esporte, saude mental, tratamentos