Menu
Por que é tão importante se alimentar bem?

Conforme já conversamos por aqui, uma alimentação adequada é fundamental para a prevenção e tratamento de transtornos mentais.

Mas por que o que comemos é tão importante para a saúde mental? A falta ou excesso de nutrientes pode afetar drasticamente funções cerebrais, cognitivas e emocionais, desencadeando ou agravando quadros de depressão, ansiedade e insônia. Além disso, a Psiquiatria Nutricional pode desempenhar um papel complementar no tratamento de doenças mentais.

A dieta ideal, com efeitos preventivos e terapêuticos para depressão, ansiedade, humor, cognição e sono, deve ser rica em verduras, legumes, cogumelos, grãos, castanhas, frutas, azeite de oliva, frango, peixes e frutos-do-mar, e restrita em alimentos refinados, frituras e doces.

Vale destacar que, embora uma boa alimentação possa melhorar a qualidade de vida e a saúde mental, o tratamento adequado para transtornos psicológicos ou psiquiátricos deve ser realizado com orientação de um profissional da área. Além disso, exames de saúde devem ser realizados sempre antes de se iniciar qualquer dieta.

Para ler mais sobre a Psiquiatria Nutricional:





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo