Menu
Superidosos e o envelhecimento cognitivo saudável

Superidosos é o termo utilizado para descrever pessoas com mais de 80 anos que demonstram habilidades cognitivas excepcionais, podendo ter uma memória tão boa (ou melhor) quanto pessoas 20 ou 30 anos mais jovens.

Qual é o caminho para um envelhecimento cognitivo saudável? Diversos fatores estão envolvidos, e cada indivíduo é único. De uma forma geral, os superidosos apresentam hábitos que contribuem para a preservação da cognição, como: alimentação nutritiva e prática regular de exercícios físicos. Além disso, pessoas que mantém conexões sociais ativas, praticam a resiliência e exercitam a mente constantemente, aprendendo coisas novas, tem mais chances de envelhecer melhor.

Com isso, os superidosos mostram que é possível resinificarmos o envelhecimento, incorporando ao dia a dia atividades e hábitos que podem ser aliados da prevenção do Alzheimer e de outras doenças degenerativas. Rogalski E. Broadening the identification of superior cognition in older age. Arq Neuropsiquiatr. 2023. . https://doi.org/10.1055/s-0043-1764451

Clionsky E, Clionsky M. Dementia Prevention: using your head to save your brain. Johns Hopkins University Press, 2023.

Estadão





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo