Menu
Positividade tóxica:
quando “estar bem” se torna uma obrigação

É saudável manter uma perspectiva otimista diante dos desafios, mas quando o excesso de positividade afeta a nossa saúde mental?

A positividade tóxica é um fenômeno que ocorre quando atitudes e pensamentos positivos são impostos como uma obrigação, ignorando as emoções genuínas e negativas que fazem parte da experiência humana. Nesse caso, as pessoas podem sentir uma pressão constante para ignorar suas próprias lutas, tristezas e frustrações, colocando uma máscara de felicidade e gratidão. Isso pode levar à invalidação de sentimentos legítimos e à supressão das emoções negativas, resultando em um acúmulo de tensão emocional. Além disso, o excesso de positividade também pode criar expectativas irreais de que a vida deve ser perfeita o tempo todo, o que pode levar à culpa e à sensação de fracasso quando as coisas não saem como planejado.

A autenticidade emocional é saudável e necessária para o autocuidado e o desenvolvimento pessoal. Manter o equilíbrio, sem que sejamos guiados apenas por emoções negativas, mas também compreendendo que nem sempre é possível sermos positivos, é fundamental para entendermos os nossos limites e conseguirmos mudar situações e comportamentos que não nos fazem bem. 





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo