A timidez pode se manifestar de formas diferentes, para cada pessoa. É um traço de personalidade caracterizado por uma tendência a se sentir desconfortável, nervoso ou inseguro em situações sociais, ao interagir com outras pessoas. Não é uma característica negativa por si só, muitas pessoas são naturalmente tímidas, e isso faz parte da diversidade humana. Mas, e quando a timidez é excessiva, a ponto de causar desconforto intenso, evitação de situações de exposição, com prejuízo na vida pessoal, profissional, e na qualidade de vida?
Em situações assim, podemos considerar a possibilidade de um transtorno de ansiedade social, ou fobia social. O transtorno de ansiedade social é comum, e com frequência se inicia ainda na infância ou adolescência. Tem como características o temor do julgamento negativo por outras pessoas, o receio de passar por situações embaraçosas, e a evitação de situações em que isso possa acontecer. Medo de falar em público, de fazer apresentações, de escrever ou assinar na frente de pessoas, comer na presença de outros, trocar-se em vestiários, participar de reuniões sociais, são alguns exemplos do que pode acontecer no dia a dia de uma pessoa que tem fobia social.
Você se identifica, ou conhece alguém com essas características? O transtorno de ansiedade social tem tratamento, procure a ajuda de profissionais de saúde mental.