Menu
SETEMBRO AMARELO
MÊS DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

Cerca de 97% das pessoas que cometem suicídio tem diagnóstico de alguma doença mental. Os principais fatores de risco são: sentimentos de desamparo, desesperança e desespero; impulsividade; isolamento social; perdas recentes; antecedentes familiares de suicídio; comorbidade com doenças crônicas como câncer, doenças neurológicas, doenças reumatológicas. E um fator de risco muito importante é a existência de uma tentativa prévia: cerca de 50% das pessoas que cometeram suicídio já haviam tentado anteriormente.

Por isso são importantes as ações de prevenção e também de posvenção, que incluem estratégias de autocuidado e de cuidado de outras pessoas após experiências de pensamentos suicidas, tentativas de suicídio, ou morte. É importante falar abertamente sobre o suicídio com acolhimento, empatia e respeito, sem preconceitos ou julgamentos.

Se você tem pensado em suicídio, ou conhece alguém, procure a ajuda de um profissional de saúde mental, converse com familiares, amigos e, em caso de emergência, acione o SAMU 192. Vidas valem muito!

Para ler mais:

Suicídio: Informando para prevenir – ABP/CFM. Brasilia, 2014.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo