Menu
O que são “transtornos somatoformes”?

Os transtornos somatoformes, ou transtornos de sintomas somáticos, são um grupo de transtornos que incluem sintomas físicos como, dores, náuseas e tonturas, entre outros, para os quais não se encontra uma explicação médica. A preocupação com os sintomas físicos é acentuada a ponto de causar angústia importante e interferir no dia a dia, com comprometimento no trabalho, relações, e na qualidade de vida.

Os sintomas podem começar antes dos 30 anos, às vezes, na infância. O diagnóstico é considerado quando a pessoa continua preocupada com os sintomas depois de a possibilidade de haver doença física já ter sido descartada, ou quando a resposta à doença física é desproporcional. Com frequência, quem apresenta esse quadro sente que o médico não está levando seus sintomas a sério, muda de um médico para outro, ou vai a vários médicos ao mesmo tempo. Muitas vezes a resposta ao tratamento médico não é satisfatória, e algumas pessoas parecem mais sensíveis aos efeitos colaterais dos medicamentos.

Os benefícios obtidos no papel de doente, a história de doença na infância, antecedentes de trauma e abuso físico e sexual são descritos como fatores de risco. Outros transtornos como ansiedade e depressão podem estar associados. O tratamento inclui a psicoterapia, especialmente terapia cognitivo-comportamental. Quando indicados, medicamentos como antidepressivos podem ser associados, e manter um relacionamento de confiança com um médico ajuda no tratamento.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo