Menu
QUANDO O CIÚME É PATOLÓGICO?

O ciúme é um sentimento que todos experimentam em algum momento de suas vidas. Pode se originar de preocupações com as ameaças aos vínculos amorosos, ou com a possibilidade de perde-los.

No entanto, quando o ciúme ultrapassa certos limites e começa a interferir de maneira significativa no bem-estar emocional, comportamental e social, pode ser considerado uma patologia. O ciúme patológico se caracteriza por ser excessivo, obsessivo, irracional e desproporcional à situação real. São também características comuns a sensibilidade à rejeição, os sentimentos de inferioridade, a baixa autoestima, a insegurança frente a relacionamentos anteriores e amizades do par amoroso. Com frequência, o ciúme patológico se associa à necessidade de controle e ao sentimento de posse, o que gera ansiedade intensa. Em casos mais graves, podem ocorrer ideias delirantes e comportamento agressivo e violento.

O tratamento do ciúme patológico inclui a psicoterapia, para que a pessoa possa desenvolver estratégias saudáveis de enfrentamento e gerenciamento emocional e, quando indicados, medicamentos para o controle de doenças mentais associadas.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo