Menu
RELAÇÕES ABUSIVAS

Os relacionamentos abusivos não ocorrem apenas em relações românticas, e nem sempre é fácil reconhecer que estamos em um. O abuso pode iniciar de forma sutil e, para identificá-lo, é necessário observar o padrão comportamental que se repete.

Relacionamentos abusivos são permeados por períodos de agressão que se alternam com períodos de reconciliação. Esse ciclo começa em momentos de tensão, seguidos por comportamento abusivo (físico ou emocional). Após, vem a reconciliação, quando o abusador se desculpa ou justifica suas ações. A vítima perdoa e o relacionamento parece melhor, até a próxima tensão iniciar o ciclo novamente.

Esse ciclo prejudica a autoestima da vítima e, muitas vezes, a mantém presa por um sentimento de necessidade, quer seja emocional ou financeira. O relacionamento abusivo cessa quando a vítima reconhece o ciclo e exige mudanças ou termina a relação, mas essa percepção pode demorar. Por conta disso, é fundamental ter uma rede de apoio e o acompanhamento profissional para encontrar alternativas para interromper o ciclo de abuso.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo