Menu
COMO ENFRENTAR A SÍNDROME DO IMPOSTOR

Se você já experimentou insegurança em relação às suas habilidades, teve a sensação de não merecer ou não estar à altura de determinado cargo profissional, saiba que você não está sozinho.
A síndrome do impostor é um fenômeno global, que atinge até mesmo indivíduos em cargos de liderança. A crença de que o sucesso de uma pessoa é consequência de sorte ou fraude, em detrimento de suas capacidades próprias, pode estar relacionada tanto à sociedade altamente competitiva em que vivemos quanto à educação punitivista à qual muitos foram submetidos durante a infância.

Apesar do aumento significativo da presença feminina em cargos de liderança, a síndrome do impostor atinge especialmente as mulheres. Relatórios da Women’s Leadership Summit Report indicam que 75% das executivas entrevistadas em 2021 relataram ter enfrentado a síndrome em algum momento de suas carreiras.

A sensação de não ser “o suficiente” pode causar sofrimento emocional e desencadear crises de ansiedade e comportamento depressivo. No entanto, é possível enfrentar a síndrome do impostor com algumas dicas práticas que podem ser incorporadas à rotina, como: buscar autoconhecimento, estabelecer metas realistas, celebrar conquistas, pedir feedback, investir em aprendizado contínuo, enfrentar pensamentos negativos e manter um diário de sucessos. Por fim, a aceitação da imperfeição é fundamental para transformar a autocrítica em autoconhecimento. Buscar ajuda de profissionais da saúde mental pode ser importante para que você desenvolva mais ferramentas para lidar com essa síndrome tão comum.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo