Menu
Câncer do colo do útero

Receber um diagnóstico de câncer não é fácil. Nesse momento, o medo do desconhecido, a tristeza, a raiva e a ansiedade com relação ao futuro podem ser sentimentos comuns. O câncer do colo do útero, ou câncer cervical, é uma doença muitas vezes silenciosa e de evolução lenta, os sintomas podem começar a aparecer quando a doença já está em estágio avançado. Os principais sintomas que sinalizam a possibilidade do diagnóstico são: sangramento vaginal que pode ocorrer após as relações sexuais ou no período entre as menstruações; corrimento vaginal com cheiro forte, e dor pélvica.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Cancer), o cancer do colo do útero é o terceiro tipo que mais incide em mulheres, e para o triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos. Infelizmente, para algumas pessoas, o câncer ginecológico ainda é cercado por estigmas. Por conta disso, algumas mulheres podem se sentir envergonhadas devido à natureza íntima da doença e podem relutar em buscar ajuda e falar sobre o tema com amigos e familiares.

A demora para procurar a avaliação médica pode comprometer a evolução do quadro, pois o diagnóstico precoce e a instituição do tratamento nos estágios iniciais aumentam as chances de cura. Um dos principais fatores de risco para o câncer do colo do útero é a infecção pelo Papilomavirus Humano (HPV). Além das consultas regulares de rotina, e do exame Papanicolau, a vacinação contra o HPV e o sexo seguro são fundamentais para a prevenção.

Os tratamentos dependem do estágio da doença e incluem cirurgia, radioterapia, e quimioterapia, e podem ser fisicamente exigentes e emocionalmente desgastantes. O medo da recorrência e a incerteza sobre o resultado do tratamento podem desencadear quadros de ansiedade e depressão. O apoio emocional de amigos, familiares e profissionais de saúde é fundamental. Participar de grupos de apoio específicos para mulheres com câncer do colo do útero também pode ser uma forma de se sentir acolhida e compreendida.

Fontes:
Instituto Nacional do Câncer – www.inca.gov.br
Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. www.sbco.org.br





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo