Menu
Como as fases da vida impactam a saúde mental da mulher?

Desde a infância até a terceira idade, as mulheres enfrentam uma variedade de desafios e experiências que podem influenciar a saúde mental de maneiras diferentes. Além das questões de natureza biológica, como as alterações hormonais que ocorrem ao longo da vida da mulher, as pressões sociais a que estão expostas tem também um importante papel.

Durante a adolescência, a pressão para atender a padrões de beleza pode desencadear transtornos como ansiedade, depressão, anorexia, bulimia, e compulsão alimentar, por exemplo. Na idade adulta, a depressão e ansiedade se destacam como os principais transtornos mentais enfrentados pelas mulheres. Os sintomas de depressão são a tristeza, a perda de interesse em atividades antes prazerosas, irritabilidade, mudanças no padrão de sono, no apetite, na libido, as dificuldades no desempenho profissional ou acadêmico.

Os transtornos de ansiedade mais frequentes são o transtorno do pânico e o transtorno de ansiedade generalizada, que tem como sintomas preocupações excessivas, tensão e dificuldade de relaxar, alterações de sono, irritabilidade, dificuldade de concentração. Entre os fatores de estresse que podem contribuir para o desenvolvimento de quadros depressivos e ansiosos nessa etapa da vida estão a discrepância de salários, a sobrecarga de papéis e funções, e as dificuldades financeiras.

Já na terceira idade, além da menopausa, os desafios estão muitas vezes relacionados ao envelhecimento e à perda da autonomia. A dependência dos familiares para os cuidados básicos pode levar a emoções complexas e conflituosas, especialmente quando surgem doenças incapacitantes ou limitações físicas. O estigma associado ao envelhecimento, particularmente para as mulheres, também pode aumentar o isolamento social.

É importante reforçar que, independente da fase da vida da mulher, a busca do acompanhamento por profissionais de saúde mental é fundamental quando aparecem os sintomas. O diagnóstico correto e o tratamento adequado possibilitam a remissão dos sintomas e, principalmente a recuperação da qualidade de vida.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo