Menu
Dia Internacional da Mulher: Uma reflexão sobre a saúde mental

No dia 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Embora essa seja uma data em que as redes sociais são invadidas por frases feitas sobre as maravilhas de ser mulher, esse é um dia que marca a luta das mulheres contra as desigualdades de gênero. Muito além de bombons e flores, esse também pode ser um período para refletirmos e falarmos sobre a saúde mental das mulheres na atualidade.

Segundo dados de literatura, a maioria dos transtornos de ansiedade e depressão ocorrem entre mulheres de 15 a 60 anos. Somado a isso, atualmente, no Brasil, as taxas de suicídio são alarmantes, chegando a quase três óbitos para cada 100 mil mulheres. Diante disso, falar sobre a saúde mental da mulher é cada dia mais urgente. Existem inúmeros fatores que influenciam para esse quadro.

Embora as questões hormonais tenham um papel, não são determinantes. Os aspectos socioeconômicos, as pressões sociais e culturais, a sobrecarga de responsabilidades, tanto no âmbito doméstico quanto no profissional, e a violência de gênero são fatores que podem afetar a saúde emocional e contribuir para o surgimento de transtornos mentais.

O tratamento das mulheres, portanto, deve ter uma abordagem abrangente que leve em conta os fatores sociais, culturais e emocionais. Isso inclui o acesso a serviços de saúde mental de qualidade, criação de políticas que abordem as causas subjacentes e o combate ao estigma que cerca os transtornos psiquiátricos.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo