Menu
Por que alguns homens têm dificuldade em demonstrar sentimentos?

“Homens não choram!” Por mais que expressões como essa sejam combatidas, muitos homens se esquivam de entrar em contato com suas emoções, e o cenário de repressão dos sentimentos ainda é uma tônica dominante no universo do homem cis heterossexual.

A dificuldade de falar e demonstrar o que se sente, entre os homens, tem raízes que se entrelaçam com fatores culturais, sociais e psicológicos.

Desde a infância, muitos são ensinados a reprimir suas emoções e a acreditar que chorar ou falar sobre emoções e sentimentos são sinônimos de fraqueza. E, muitas vezes, ambientes nos quais a competitividade e a assertividade são valorizadas em detrimento da empatia e da vulnerabilidade reforçam essas crenças.

Em muitos contextos sociais e profissionais, expressar sentimentos é visto como uma desvantagem ou uma ameaça à masculinidade. Essa pressão pode ter um impacto negativo na saúde emocional, e consequentemente na saúde física.

Contar com o apoio de profissionais de saúde mental é um passo importante para buscar a compreensão e a reestruturação dessas crenças.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo