O uso de anabolizantes vai muito além dos ganhos musculares. Os problemas físicos associados ao uso são inúmeros: aumento de pressão arterial, alterações de colesterol, risco aumentado de infarto e AVC, alterações hepáticas, queda de cabelo, acne.
E esses compostos podem também ter impacto na saúde mental, incluindo aumento de ansiedade, depressão, irritabilidade, agressividade, desencadeamento de episódios de mania, e em alguns casos, sintomas persecutórios. Alterações de memória também são comuns entre os usuários de longo prazo.
Até 30% dos usuários podem desenvolver dependência, enfrentando dificuldade para parar mesmo diante de problemas graves de saúde física e mental. A interrupção do uso pode desencadear sintomas de abstinência, incluindo depressão e, em casos graves, risco de suicídio.
Portanto, antes de pensar nos resultados rápidos, na estética, é importante uma avaliação profunda dos riscos envolvidos no uso de anabolizantes. Se você tem dúvidas ou conhece alguém nessa situação, procure ajuda médica.
Fontes:
Ganson et al.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2211266922000391
Gruber, Pope.
https://doi.org/10.1159/000012362