Menu
Dependência emocional: o que é e como reconhecer


A dependência emocional pode se manifestar em diferentes tipos de relacionamentos, como amorosos, familiares e de amizade. Esse padrão de comportamento ocorre quando uma pessoa busca sua felicidade e senso de valor próprio na aprovação e atenção de outros, levando à perda de identidade, baixa autoestima e dificuldade em tomar decisões independentes. Nesses casos, também é comum haver um ciclo vicioso na qual a pessoa se sente presa em um relacionamento insatisfatório, mas teme a solidão e se torna excessivamente dependente.

É importante lembrar que, embora alguns sinais de dependência emocional possam parecer claros para quem vê de fora, as pessoas que enfrentam essa situação nem sempre conseguem reconhecer com tanta clareza. Justamente por isso, é fundamental buscar ajuda profissional para desenvolver relacionamentos mais saudáveis, construir autoestima, estabelecer limites, desenvolver autoconfiança e autonomia emocional.

Fontes:

Norwood R. Mulheres que amam demais. São Paulo, Siciliano, 1998.

Sophia EC et al. Amor patológico: um novo transtorno psiquiátrico? Revista Brasileira de Psiquiatria, 29 (1): 55-62, 2007.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo