Menu
Como ajudar alguém com ansiedade

Sentir ansiedade faz parte da vida, é uma reação adaptativa natural do ser humano a possíveis ameaças. Diante de problemas objetivos é natural sentir algum grau de ansiedade, que nesses casos é passageira, não interfere com o cotidiano, não demanda um esforço maior para ser controlada. A ansiedade pode ser considerada “patológica” quando a pessoa começa a ter sintomas físicos e emocionais que não consegue controlar, que causam um impacto importante nas atividades diárias e comprometem a qualidade de vida. Os sintomas podem atingir uma intensidade forte a ponto de o indivíduo ter medo de perder o controle ou morrer. Nesses momentos, quem presencia a crise de ansiedade pode ficar sem saber o que fazer para ajudar.

Existem algumas maneiras de oferecer ajuda e apoio efetivos. O primeiro passo é ser empático e compreensivo, reconhecer que a ansiedade é uma experiência real e intensa para a pessoa. Ouvir atentamente e validar seus sentimentos pode ajudar a reduzir o sentimento de isolamento e angústia. Estimular a pessoa a focar na respiração, respirar profundamente e lentamente, ajuda a reduzir os sintomas físicos da ansiedade. Também, procurar oferecer um ambiente tranquilo e seguro, livre de estímulos estressantes, pode ser reconfortante. Além disso, é importante inibir impulsos de automedicação e uso de álcool e outras substâncias quando alguém próximo sofre com ansiedade. Incentivar a busca de ajuda profissional é fundamental para um tratamento adequado e apoio contínuo.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo