Menu
Como lidar com o “medo de avião”

O “medo de avião”, conhecido como aerofobia, se caracteriza pelo receio de voar ou de estar em aeronaves, como aviões e helicópteros. Os sintomas principais são: ansiedade extrema, sudorese, palpitações, falta de ar, fraqueza, problemas gastrointestinais, e também ataques de pânico. Os sintomas de ansiedade podem começar mesmo antes da viagem, quando a pessoa se imagina na situação de voar, e o desconforto intenso pode levar à evitação. Para algumas pessoas, a aerofobia se associa ao medo de estar em espaços fechados, confinados (claustrofobia), ao medo de passar mal em meio a muitas pessoas e não ter como ser socorrido (agorafobia), e ao medo de altura (acrofobia), por exemplo.

É possível usar algumas estratégias para que o voo seja mais confortável, como técnicas de respiração e relaxamento, escolher assentos próximos às asas para sentir menos as turbulências, usar roupas confortáveis, evitar cafeína e refeições pesadas. Ler, ouvir músicas, assistir a filmes, ou jogar, também são alternativas para relaxar durante o voo.

Vale ressaltar que, embora essas orientações possam auxiliar, elas não dispensam a ajuda profissional para tratar a aerofobia. Em casos em que os sintomas são intensos, e causam desconforto e prejuízos significativos, é indicada a avaliação e o acompanhamento por profissionais de saúde mental.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo