Menu
“Stalking”

“Stalking” é uma forma de agressão, na qual a vítima se sente assediada, perseguida, ameaçada. Pode acontecer em relacionamentos pessoais, amorosos, profissionais. Mandar mensagens e ligar insistentemente, perseguir por redes sociais e aplicativos, enviar presentes para o local de trabalho, aparecer fisicamente em lugares em que a vítima está, abordar de forma agressiva ou ameaçadora, causar danos materiais, são exemplos comuns.

As vítimas em geral são mulheres, e é também frequente o assédio a profissionais de saúde mental. Cerca de 80% dos agressores são homens e, com alguma frequência, apresentam transtorno de personalidade, algum transtorno psicótico, transtorno bipolar ou depressão, não diagnosticados ou tratados, muitas vezes.

As vítimas de “stalking” sofrem danos psicológicos, algumas vezes danos físicos, comprometimento da qualidade de vida, maior chance de desenvolver algum transtorno mental, e risco de vida. Se você se identifica, ou conhece alguém que está passando por isso, peça e ofereça ajuda!

Fonte: Canto et al. Debates em Psiquiatria, out-dez, 2021.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo