Menu
O USO DE REDES SOCIAIS POR ADOLESCENTES PARA AUTODIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS

A busca de informações sobre transtornos mentais nas redes sociais é comum. O autodiagnóstico de transtornos mentais não é infrequente, muitas pessoas se identificam com os sintomas e é importante ressaltar que sintomas isolados não fazem um diagnóstico médico.

E, especialmente entre adolescentes, isso exige muito cuidado. Os adolescentes são grandes consumidores das redes sociais, em especial Instagram e Tik Tok e, na procura por informações sobre transtornos mentais, podem chegar a interpretações distorcidas que “confirmam” um diagnóstico, o que pode gerar preocupações, ansiedade, e mesmo planos de tratamento. Em vez de buscar ajuda profissional, podem tentar lidar com questões emocionais complexas por conta própria.

Quando compartilham com pais e educadores suas suspeitas de diagnóstico, é importante apresentar aos adolescentes fontes confiáveis de informações científicas, e oferecer apoio para a procura de um profissional de saúde mental. Um diagnóstico adequado e um tratamento eficaz exigem uma avaliação detalhada e uma compreensão abrangente dos sintomas e do histórico de saúde.

Fonte: Estadão





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo