Menu
Como imagens geradas por IA podem agravar transtornos mentais

Hoje em dia, não é difícil encontrar vídeos, áudios e fotos criadas por inteligências artificiais nas redes sociais. Esses materiais podem ser gerados para inúmeros fins. Cresce cada vez mais o número de casos em que a tecnologia é usada para intimidar, incriminar e constranger pessoas com a exposição de imagens falsas.

Especialistas apontam que ter um “nude” falso vazado pode ter o mesmo impacto emocional de ter fotos reais e íntimas expostas na rede.

Perfis e conteúdos gerados por inteligências artificiais também podem fazer com que as pessoas aumentem o nível de exigência com relação à sua imagem ao se compararem com um padrão completamente irreal e inalcançável.

Para quem enfrenta transtornos como depressão e ansiedade, bem como para jovens, a exposição a imagens falsas pode ser particularmente prejudicial.

Diante disso, é fundamental termos consciência e responsabilidade ao usar as redes sociais, o que inclui verificar a veracidade das informações que recebemos e denunciar perfis e contas que expõem fotos e conversas íntimas de outras pessoas. O acompanhamento com profissionais da saúde mental tem importante papel para fornecer apoio psicológico para quem é vítima de exposição na internet.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo