Menu
A pressão pela produtividade e o estresse

Ser uma pessoa produtiva pode ser uma característica positiva, que gera reconhecimento e autoestima tanto no mercado de trabalho, quanto na vida pessoal. No entanto, a pressão pela produtividade pode também ser prejudicial para a saúde física e mental.

Atualmente, as redes sociais são repletas de dicas de coachs sobre como aumentar a produtividade com a promessa de que abrir mão de horas de descanso e lazer garantirá uma vida financeira estável e próspera. Além disso, muitas empresas pressionam seus funcionários para que atinjam metas irreais de trabalho.

Inúmeras pessoas, então, se engajam em projetos mirabolantes para tentar atingir altos níveis de desempenho. Esse ritmo acelerado e intenso de trabalho pode estimular a competitividade, criar um estado de alerta constante, e levar ao esgotamento físico e mental. Como consequência, resultados se tornam o oposto do esperado, ou seja, a produtividade e a motivação diminuem.

Com isso, não é incomum que surjam sentimentos de frustração e insatisfação com o trabalho e com as atividades do dia a dia.

Embora a sociedade e muitas empresas pressionem seus funcionários a manter um ritmo acelerado de trabalho, é importante saber estabelecer seus limites e buscar ajuda de profissionais da saúde quando aparecerem os primeiros sinais de esgotamento.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo