Menu
A Volta ao trabalho depois do Burnout

A Síndrome de Burnout é um estado de esgotamento físico e mental, que pode ser desencadeado por sobrecarga de atividades e excesso de trabalho.

Os principais sintomas são irritabilidade, alteração no padrão de sono e de apetite, diminuição da produtividade e do interesse por atividades antes prazerosas e sensação de inferioridade. Os efeitos físicos podem incluir cansaço excessivo, dores de cabeça, tensões musculares e aumento da pressão arterial. Esses sintomas podem persistir por longos períodos e culminar em crises mais intensas, com episódios de perda de memória e desorientação. Em muitos casos, é necessário acompanhamento com psicólogos, psiquiatras e afastamento temporário do trabalho até que a crise seja controlada. No entanto, como retomar a vida profissional após um Burnout?

Embora não existam receitas mágicas, a principal lição que o Burnout ensina é a de aprender a estabelecer limites. Isso significa compreender que ritmo acelerado e a sobrecarga de atividades não são sinônimos de excelência profissional. Criar uma rotina com tempo de descanso adequado, bem como aprender a dizer “não” às demandas excessivas são peças-chave para evitar uma segunda crise e o estresse crônico. Isso inclui manter o sono regulado, alimentação saudável, praticar atividades físicas, procurar manter relacionamentos saudáveis e ter atividades de lazer.

Saber separar a vida pessoal da profissional também é uma ação primordial. Evitar responder mensagens de trabalho fora dos horários de expediente, bem como passar algumas horas longe de celulares e outros dispositivos, podem ser maneiras de diminuir a ansiedade e o estresse.

Por fim, é importante ressaltar que, após passar por uma crise de esgotamento físico e mental, em vez de tentar voltar ao ritmo de vida que se tinha antes, pode ser mais saudável pensarmos em qual vida queremos ter agora.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo