Menu
O desemprego e a saúde mental

A insegurança financeira é um dos fatores que mais causam stress e comprometem a qualidade de vida. No Brasil, as altas taxas de desemprego tem impactado de forma significativa saúde emocional das pessoas.

Quando nos encontramos em uma situação de vulnerabilidade financeira, com incertezas sobre como conseguir pagar contas e despesas básicas, podemos vivenciar uma série de sentimentos como ansiedade, medo, frustração, raiva, desespero, desesperança.

Se essa situação se prolonga por muito tempo, as consequências para a saúde mental podem se tornar mais evidentes, com o desencadeamento de quadros de ansiedade e depressão.

Diante desse cenário, a criação de políticas públicas e o engajamento da sociedade podem ter papel importante para oferecer apoio para quem está em desemprego.

É também importante compreender que buscar ajuda profissional em momentos como esse não é sinônimo de fraqueza, ou fracasso. É um caminho que possibilita o desenvolvimento de estratégias para enfrentar essa situação adversa.

imagem destaque: canva





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo