
Um estudo baseado no ELSA-Brasil, que acompanhou mais de 15 mil servidores públicos entre 35 e 74 anos ao longo de 8 anos, analisou a relação entre eventos negativos e episódios depressivos em diferentes faixas etárias.
Dificuldades financeiras foram o evento mais associado ao transtorno depressivo em todas as idades, com impacto maior em idosos (aumento de 307% nas chances de depressão entre 65 e 74 anos). Assaltos e hospitalizações tiveram impacto significativo em adultos jovens (35-44 anos), com aumento de até 106% e 94% no risco de depressão, respectivamente.
O fim de relacionamentos amorosos foi associado a episódios depressivos em faixas mais jovens (35-54 anos), mas não em idades mais avançadas. Já a morte de um parente próximo aumentou em 37% o risco de depressão apenas em pessoas de 45-54 anos.
O estudo reforça a necessidade de apoio psicológico em todas as idades, com foco em grupos mais vulneráveis, como adultos de meia-idade, para lidar com eventos adversos e reduzir o impacto na saúde mental.
Se você está passando por isso, ou conhece alguém em situação semelhante, conte com o apoio de profissionais de saúde mental.
Fonte:
Silva et al. doi.org