
O transtorno de escoriação, ou “skin picking”, é caracterizado pelo hábito compulsivo de cutucar, coçar ou beliscar a pele, causando lesões. Muitas vezes, está associado à ansiedade, estresse ou perfeccionismo, e pode impactar profundamente a autoestima e a qualidade de vida de quem sofre com isso.
Por que isso acontece? Esse comportamento costuma funcionar como uma forma de aliviar tensões emocionais, mas acaba gerando um ciclo de culpa e mais ansiedade.
Como lidar com isso? É importante identificar gatilhos emocionais ou situações que aumentam a vontade de cutucar. Buscar substituir o hábito por atividades que ocupem as mãos, como usar bolinhas antistresse, cubos mágicos, quebra-cabeças, desenhos, por exemplo, pode ajudar.
A prática de “mindfulness” e técnicas de respiração para lidar com a ansiedade no momento do impulso é outra estratégia de enfrentamento.
O tratamento consiste de terapia e, em alguns casos, medicamentos. Com o acompanhamento adequado, é possível melhorar significativamente!