Menu
Microplásticos: um risco invisível para o nosso corpo e cérebro

Os microplásticos estão em toda parte—na água que bebemos, nos alimentos que consumimos e até no ar que respiramos. Mas o que acontece quando essas partículas entram no nosso organismo?

Estudos recentes revelam que os microplásticos podem se acumular no sangue, na placenta e até no cérebro humano, levantando preocupações sobre seus impactos na saúde.

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da USP detectou microplásticos no bulbo olfatório humano, sugerindo que a inalação pode ser uma rota direta para o sistema nervoso central. Já um estudo publicado na Nature Medicine, em 2025, encontrou concentrações mais altas de microplásticos no cérebro em comparação com outros órgãos, como fígado e rins, além de níveis elevados em pacientes com demência.

Pesquisas em animais sugerem que a exposição a microplásticos pode causar inflamação cerebral, danos às células nervosas e até alterações comportamentais. Além disso, há indícios de que essas partículas podem atravessar a barreira hematoencefálica, um mecanismo de defesa essencial do cérebro.

Além do sistema nervoso, os microplásticos podem desencadear reações inflamatórias e alterar o funcionamento do sistema imunológico e endócrino. Estudos apontam que essas partículas podem interferir nos hormônios e aumentar o risco de doenças metabólicas e cardiovasculares.

A ciência ainda está desvendando os impactos a longo prazo dos microplásticos no nosso corpo, mas já sabemos que reduzir a exposição pode ser um passo importante para a nossa saúde.

Evitar plásticos descartáveis, como garrafas PET e sacolas plásticas; preferir alimentos frescos e minimizar o consumo de produtos ultraprocessados; utilize filtros de água de boa qualidade, diminuir o uso de cosméticos e produtos que contenham microplásticos são exemplos de atitudes que podem ajudar a reduzir a exposição.

Fontes:
Nihart, A.J. et al. Bioaccumulation of microplastics in decedent human brains. Nat Med (2025). https://doi.org/10.1038/s41591-024-03453-1

Amato-Lourenço et al. Microplastics in the Olfactory Bulb of the Human Brain. JAMA Netw Open. 2024 Sep 3;7(9):e2440018. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2024.40018. PMID: 39283733; PMCID: PMC11406405.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo