Menu
O cérebro pode mudar após repetidas crises de depressão e mania?

De acordo com pesquisa publicada no American Journal of Psychiatry, pessoas que vivem com transtorno bipolar, após múltiplos episódios de depressão e mania, podem apresentar alterações estruturais no cérebro.

O estudo identificou diferenças nos volumes ventriculares e periventriculares ao comparar pacientes em primeiro episódio com aqueles que já haviam passado por múltiplos episódios.

Esses achados reforçam a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo, visando reduzir os impactos a longo prazo.

Pessoas que apresentam sintomas de humor persistentes ou recorrentes devem buscar avaliação com profissionais de saúde mental. Com o tratamento adequado, é possível manter qualidade de vida.

Referência
STRAKOWSKI SM et al. Ventricular and periventricular structural volumes in first- versus multiple-episode bipolar disorder. DOI: 10.1176/appi.ajp.159.11.1841.





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo