Menu
Estilo de vida e prevenção do câncer

Um estudo publicado no periódico “The Lancet” projetou que as mortes por câncer podem crescer quase 75% até 2050. A boa notícia é que mais de 40% dos casos estão ligados a fatores de risco modificáveis.

Mudanças no estilo de vida reduzem não só o risco de câncer, mas também de outras doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares:

Não fumar é o principal fator de prevenção, reduz risco de múltiplos tipos de câncer, em especial de pulmão. Manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais, com menos ultraprocessados e carnes processadas é também fundamental.

A prática regular de atividade física e a manutenção de um peso adequado ajudam a regular hormônios e inflamação. Reduzir o consumo de álcool, substância reconhecida como carcinogênica, é também controlar um fator de risco. Por fim, não descuidar da proteção solar e manter vacinas atualizadas (HPV, hepatite B)são estratégias simples e eficazes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que investir em prevenção e em escolhas diárias mais saudáveis é a forma mais eficaz de conter a escalada das doenças crônicas.

Cuidar do estilo de vida não é apenas uma questão individual: é um investimento coletivo em saúde e qualidade de vida para o futuro.

Referências

1. Sung H et al. Global cancer burden in 2020: projections to 2040 and trends in incidence and mortality. Lancet Oncol. 2021;22(10):1431-1445.

2. World Health Organization. Noncommunicable diseases. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/noncommunicable-diseases





Compartilhe

Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo